Principais Pontos turísticos



Conheça um pouco sobre uma das mais atraentes cidades do Ceará e do Brasil. Conheça Redenção, a pioneira na abolição dos escravos, cidade de valiosas terras, por suas belezas naturais e culturais. Um município passivo, onde todos se conhecem, todos se unem. Atualmente Redenção, entra mais uma vez para a história brasileira, pois é aqui a cede da mais nova universidade federal ( Internacional ), a UNILAB. Conheça abaixo os principais pontos de nossa querida cidade.




Cachoeira de Paracopeba


Cachoeira com 12m de altura, 25m de largura e profundidade de até 3m. Local com árvores de grande, médio e pequeno porte, excelente para trilhas. Em cima da cachoeira, há um barzinho. A cachoeira fica localizada na Estrada da Barra Nova, a 8km da sede.

Sítio Livramento – Senzala Negro Liberto



Construído em 1873, o sítio é composto por engenho, casa grande e senzala. Atualmente, lá funciona uma fábrica de aguardente (Douradinha), que mantém preservada sua estrutura colonial histórica. O local é aberto à visitação de segunda a segunda e fica localizado na avenida da Abolição.


Fazenda Gurguri – Senzala


O local possui estrutura com paredes grossas, janelas e portas largas. Na antiga construção, encontram-se galpões, capela, quartos, ruínas de engenho e uma senzala com um pau, onde escravos eram punidos. Localizado na Serra do Gurguri, a 18km da sede do município.


Obs: A Fazenda Gurguri foi reformada, recebendo
o nome de Hotel Pousada Gurguri. Lá encontra-se objetos e estrutura da antiga época da escravidão.


Balneário Lages


A barragem, distante 4 Km da sede do município, possui 30m de comprimento, 5m de largura e uma profundidade que vai de meio metro a 3m. Com vegetação rasteira e arbustos típicos da região, o lugar é indicado para picniques e conta com serviço de restaurante e palco para festas. Funcionamento de segunda a segunda.


Açude Acarape do Meio


Represa do rio Pacoti, que serviu para abastecer a capital de Fortaleza, durante muitos anos. Fica localizado no Distrito de Barra Nova, a 18 Km da sede de Redenção.


Capela de São Miguel


Capela em estilo gótico, construída por ordem de Juvenal de Carvalho, antigo dono do Sítio Livramento. Neste local, foi enterrado o corpo do Padre Ângelo Custódio.


Praça da Liberdade – Obelisco



Monumento em concreto, pontiagudo e quadrangular, alusivo a um pelourinho. Fica localizado na Praça da Liberdade, no centro da cidade de Redenção.


Serra do Cruzeiro - Monte das Graças


Cartão postal do município, com uma escadaria de 720 degraus, que conduz a um grande crucifixo e à imagem de Nossa Senhora das Graças.


Hospital Dermatológico de Antônio Diogo – Colônia


Construída em 1928, o local serviu, para isolamento pde pessoas portadoras de hanseníase, durante muitos anos. O local possui Cine-teatro, enfermaria, sala de fisioterapia, biblioteca, consultórios e outros. Localizado no distrito de Antônio Diogo.


Vivenda Russa – Casario


Construída em 1927, possui estilo colonial. A casa é composta por cinco quartos, duas salas, grande corredor, salas de estar, jantar e visitas, duas cozinhas e quintal, chamado Praça da Casa, onde são realizadas as confraternizações de parentes e amigos da família Russo. Localizada na Rua Pedro I s/n, no centro da cidade de Redenção.


Igreja de Nossa Senhora da Imaculada – Matriz



Concluída em agosto de 1868, em estilo romântico, a Igreja é um atrativo bastante visitado pelos turistas. Localizado na Praça da Matriz, no Centro de Redenção.


Monumento Negra Nua



O Monumento, construído na metade do século passado, é estruturado por concreto e revestido com pastilhas de azulejo. Retrata uma negra nua, que dá graças às luzes do céu por sua liberdade. Ele fica localizado na entrada da cidade, à avenida da Abolição, em frente ao prédio da Prefeitura Municipal.


Museu Histórico e Memorial da Liberdade


O museu, que faz parte do centro cultural que também abriga biblioteca pública e ilha digital, tem, em seu acervo, documentos históricos e raros como livros de compra e venda de escravos, objetos ligados aos escravos – inclusive instrumentos de tortura – peças de antigos engenhos, mobília, objetos sacros, entre outros.Localizado na rua José Costa Ribeiro, 102


Univercidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab)





Nova universidade federal implantada no município, na CE-060 na avenida da abolição, UNILAB recebe alunos dos países que falam a língua portuguesa, como alguns países do continente africano, asiático, entre outros.